Criança de oito anos é especialista em informática certificada pela Microsoft

Com apenas oito anos de idade, Shafay Thobani saiu do anonimato e tem sido notícia nos media de todo o mundo. A sua genialidade atravessou as fronteiras do Paquistão, de onde é natural, e já há quem o apelide de novo Bill Gates.

Por outro lado o epíteto de mais novo especialista em informática do mundo certificado pela Microsoft (MCTS) tem gerado alguma discordância. 

Nascido no Texas, Estados Unidos, em 1994, este pequeno prodígio começou aos quatro anos de idade a mexer com computadores. Os pais cedo perceberam a sua aptidão para a informática e a sua capacidade de cálculo e raciocínio acima do normal para a idade, e logo trataram de incentivar o talento de Shafay: aos sete anos de idade o único objetivo da criança passou a ser o certificado da Microsoft.

Chave do sucesso: aulas de informática diárias

Mas o papel carimbado pela empresa de Bill Gates só foi conseguido graças a muito estudo e disciplina. Durante um ano Shafari viu rotinas e horários planeados meticulosamente em função do seu novo objetivo. Pelo menos cinco horas por dia eram dedicadas em exclusivo a aulas de informática. O pai há mais de duas décadas no ramo e CEO na empresa Thobson Tecnologies foi o seu principal tutor.

O exame confirmou o talento do miúdo que gosta sobretudo de programação em rede: obteve 91 por cento de classificação. Na prática o certificado não garante um emprego na Microsoft mas comprova o domínio da criança na área.

Quando crescer Shafay quer “ser como o pai”

Com o diploma nas mãos não faltam projetos para o futuro. Shafay ainda é uma criança, brinca e diverte-se como os miúdos da sua idade. Mas os desejos para os próximos tempos talvez sejam mais especiais do que os desejos de uma típica criança de oito anos. O pequeno paquistanês gostava de conhecer o ídolo Bill Gates, seguir os passos do pai ou ajudar o seu país de origem.

Criar a própria empresa de tecnologia é também um dos objetivos de Shafay que até já tem uma página na Internet.

Microsoft rejeita título de “mais novo do mundo”

O Paquistão tem sido pródigo em criar autênticas crianças prodígio. Não é por acaso que Shafay roubou o título de MCTS mais novo do mundo à conterrânea Arfa Karim que conseguiu o certificado da Microsoft aos nove anos. No entanto, e apesar de a Microsoft legitimar o diploma, de acordo com a ProPakistani, a gigante informática está preocupada com o ritmo que estas auto-nomeações de crianças prodígio, algumas delas falsas, têm alcançado.

De acordo com o site informativo paquistanês, fonte da empresa de Bill Gates rejeitou o título de Shafay de mais jovem MCTS do mundo e assegurou também que a Microsoft não mantém um registo baseado na idade dos profissionais que certifica.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s