Ainda há esperança para The Last Guardian

Afinal ainda há hipóteses para The Last Guardian, o jogo da autoria de Fumito Udea, vir a ser lançado. Depois de inúmeros adiamentos foi o próprio presidente da Sony quem veio a público defender a continuidade do projeto.

O jogo foi originalmente anunciado durante a E3 de 2009 para a Playstation 3 e imediatamente apaixonou todos aqueles que consideram Ueda uma das influências mais originais na indústria dos videojogos. Apesar de só ter dois jogos lançados para a Playstation 2 no seu currículo como diretor, Ico e Shadow of the Colossus, ambos foram um sucesso junto da crítica pela sua jogabilidade original, mundos e história minimalista que deixam o jogador preencher os espaços em branco. Os jogos também caracterizam-se pelo facto de deixarem os jogadores serem mais focados em resolver puzzles do que em combate direto, um legado que as poucas imagens de The Last Guardian indicam honrar.

No entanto The Last Guardian tem tido um processo de desenvolvimento complicado. Depois do seu anúncio o jogo desapareceu durante anos e tem sido progressivamente adiado. A sua aparição na E3 de 2009 foi, aliás, a única. Todos os anos esperavam-se mais detalhes e porcada ausência aumentava a especulação que o jogo estivesse com dificuldades de produção, ou que tivesse mesmo sido cancelado. Para piorar a situação em Dezembro de 2011 Fumito Uueda anunciou que iria deixar a Sony mas que ficaria junto da equipa de The Last Guardian até o jogo ser lançado. Supostamente a Sony estaria a trazer reforços dos estúdios de Santa Monica para ajudar  o projeto a ser finalizado.

No final da E3 2012, a terceira sucessiva sem qualquer menção ao jogo, muitos já davam por certo que o jogo estaria morto. Entretanto Shuhei Yoshida, presidente da Sony, veio hoje a público anunciar que a ausência do jogo deve-se simplesmente a “dificuldades técnicas” e que o trabalho no mesmo prossegue diariamente. O chefe máximo da empresa japonesa reforça ainda que está determinado em completar o jogo para que este possa ser lançado “assim que estiver pronto”.

Continua assim a saga de mais um jogo que muitos já não hesitam em chamar devaporware. Enquanto o jogo não chega às prateleiras os jogadores podem contentar-se com Ico e Shadow of the Colossus, que foram recentemente lançados em conjunto no mesmo disco para a PS3 com direito a uma atualização visual para alta definição.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s