Steve Jobs planeava criar um iCar

Revolucionar e dominar a indústria automóvel: era este um dos muitos planos futuros que o falecido fundador da Apple tinha em mente. O carro destacar-se-ia pelo design e pela forte integraçãocom os produtos Apple.

O setor automóvel era um dos mercados que Steve Jobs queria explorar através da Apple. A informação foi revelada por Mickey Drexler, membro da direção da marca da maçã à largos anos, durante uma conferência em Nova Iorque. “A indústria automóvel é uma tragédia nos Estados Unidos. Quem desenha os carros?”, questionou Drexler à audiência. Mais tarde garantiu mesmo que o sonho de Steve Jobs era desenhar um iCar. Apesar de não ter adiantado mais informações sobre a ideia que Jobs teria sobre este carro, a verdade é que o projeto nunca passou de uma ideia. Segundo as previsões de Drexler o carro da Apple conseguiria atingir uma quota de mercado de 50 por cento em poucos anos.

São números arrojados tendo em conta que atualmente o mercado automóvel assemelha-se mais ao universo Android do que ao universo Apple: são muitos, de muitas marcas e em estilos diversificados. Talvez este tenha sido outro dos motivos que levou Steve Jobs a pensar que conseguia reconfigurar mais um mercado. Devido à inexperiência da empresa de Cupertino no setor automóvel dificilmente o mundo veria o iCar no espaço de dez anos, mesmo que Steve Jobs estivesse ainda vivo. Primeiro era necessário acabar a guerra com o Android, só depois seria possível partir para outra batalha. A Apple teria mais uma guerra de trincheira com a eterna rival Google, que conseguiu à pouco tempo a primeira licença para que o Driverless Car possa circular nas estradas americanas.

Segundo o site CarAdvice para o projeto ter o mesmo sucesso que os restantes produtos Apple, o sistema usado seria o de sempre: conceito minimalista, design apelativo e todo ele trabalhado na Califórnia. Mais tarde iria para as fábricas na China onde seria então construído o Apple Car.

Mas o cenário de que a Apple possa entrar na indústria automóvel nos próximos anos não fica de parte. A parceria com diversas fabricantes de automóveis como a Mercedes, poderia trazer aos carros uma integração com os produtos da marca da maçã, desde docking stations para os iPods, até ligações bluetooth que permitissem executar certos comandos na viatura através da Siri por exemplo.

http://service.twistage.com/plugins/player.swf

Durante a mesma conferência Mickey Drexler confirmou ainda os rumores de uma suposta televisão da Apple: “A Apple vai acabar por tratar da sala de estar num futuro próximo”. Existem ainda especulações de que a empresa de Cupertino possa estar a desenvolver em conjunto com a Valve uma consola que tenha uma versão adaptada do iOS como já acontece com a AppleTV.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s