Microsoft prepara venda da Xbox 360 por 99 dólares em regime de contrato

A gigante norte-americana está a preparar um revolução no conceito económico de compra de uma consola. A Microsoft quer usar um sistema semelhante aos tarifários pós-pagos das operadoras de telecomunicações.

Por 99 dólares (75euros) o comprador teria direito a uma Xbox 360 Slim de 4Gb e a um sensor Kinect. Ao fazer a compra, o utilizador activava automaticamente umasubscrição mensal do Live Gold durante dois anos pela qual pagaria 15 dólares por mês. A reportagem do site The Verge refere que este sistema apenas seria utilizado numa fase inicial nos EUA e, caso fosse um sucesso, poder-se-ia alargar a outros mercados como o europeu. Segundo as investigações realizadas, este tipo de sistema de compra de consolas arranca na segunda semana de Maio de 2012 e é uma aposta da Microsoft em tentar dominar o mercado dos dispositivos multimédia dentro das casas dos consumidores.

O sistema de compra pós-pago, em que o utilizador fica vinculado a uma entidade por um determinado período de tempo, nunca foi usado no universo das consolas. O pagamento de planos mensais que dão acesso a serviços e equipamentos mais baratos é mundialmente usado dentro das operadoras de telecomunicações, onde por vezes o comprador chega a trazer o telemóvel de forma gratuita, em troca de determinada subscrição mensal. A Microsoft tornar-se-ia assim pioneira no modelo de venda pós-pago de consolas e poderia ganhar umavantagem importante sobre a Playstation e a Nintendo no mundo dos videojogos. É de esperar que com esta estratégia a empresa norte-americana aumente o seu serviço de ofertas de conteúdos, com mais filmes, séries e músicas conhecidas do público.

A imprensa especializada americana decidiu fazer as contas para saber se compensa mais comprar cada equipamento e serviço em separado, ou se obundle realmente é atencioso. Ao fim de dois anos, quem aderiu à Xbox 360 por 99 dólares por mês vai gastar no total 460 dólares, enquanto a aquisição individual da Xbox, Kinect e subscrição do Live Gold fica por 420 dólares. Ou seja, o conjunto «barato» acaba por sair mais caro 40 dólares (30 euros) ao fim de dois anos, mas tendo em conta que a despesa inicial é bem inferior, o utilizador tem cerca de 24 meses para poupar 30 euros. Quem adquirir o conjunto da Xbox 360 por 99 dólares e não quiser continuar vinculado ao Live Gold mensal, terá que rescindir contracto com a multinacional americana e indemnizar a empresa com os valores acordados no contrato.

Esta poderá ser a última grande acção de vendas da Xbox 360, antes do lançamento da nova consola. Até ao momento a Microsoft ainda não comentou nenhuma das informações reveladas e espera-se que ainda durante a primeira semana de Maio hajam novidades sobre sobre o plano pós-pago 360.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Um comentário a “Microsoft prepara venda da Xbox 360 por 99 dólares em regime de contrato

  1. Pingback: Microsoft prepara venda da Xbox 360 por 99 dólares em regime de … | Via Media

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s