Co-Fundador da Google está preocupado com a Internet

Sergey Brinco-fundador da Google, deu uma entrevista ao jornal The Guardian, onde indica que há pressões poderosas contra uma Internet livre.

Sergey Brin diz claramente que a Internet Livre está em perigo. As principais ameaças passam pelos próprios governos, na tentativa de controlar a informação na Internet, como acontece no Irão, Arábia Saudita ouChina, como a mais conhecida política de censura. Alias, o Irão está a preparar uma Internet própria, onde, aí sim, poderá controlar tudo. Quanto à China, aGoogle já não tem qualquer sede no país, já que decidiu retirar-se do país por não concordar com as imposições à liberdade de expressão.

Sergey também aponta o dedo às produtoras que tentam bloquear a pirataria. Sergey diz mesmo que “é um tiro no próprio pé, ou pior do que no pé”. As propostas SOPA e PIPA que tentam bloquear a pirataria informática são contra uma Internet livre.

Uma das grandes críticas é para a Apple e para o Facebook, que, segundo Sergey, controlam os seus utilizadores e o seu software, nomeadamente a quem acede a ele. Alias, Sergey diz mesmo que o Google não existiria se o Facebook dominasse a Internet na altura, pois ” Temos de jogar com as suas regras, que são bastante restritas. Nós desenvolvemos o Google baseado numa Internet livre e aberta, se houver demasiadas restrições vamos limitar a evolução.” Deu até o exemplo que o Facebook bloqueou os contactos do gmail por vários anos.

Sergey também diz que percebe que muitas pessoas critiquem a Google por fornecer dados às autoridades norte-americanas. Sergey garante que fazem os possíveis para garantir a protecção dos dados, mas têm que se sujeitar às leis dos EUA. “Se conseguíssemos estar abrangidos por alguma espécie de jurisdição mágica, confiada pelos utilizadores de todo o mundo, seria fantástico, mas até lá, faremos o que nos for possível”.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s