Pinterest, o quadro de cortiça social

Não existem perfis e álbuns fotográficos privados, a pessoa em si não é importante, o que interessa é aquilo que ela gosta.

Existem quadros (boards) que espalham todas as imagens que os utilizadores viram pela rede e partilharam. O Pinterest é a rede social da imagem, da cor, do feitio e da descoberta.

Primeiro descobre-se na Internet e depois partilha-se. A ideia é ligar o mundo através das coisas que achamos interessantes, e categorias não faltam: desde cozinha, a arquitectura, carros e motas, design, filmes, música e livros, jardinagem, beleza, história, animais, tecnologia, viagens e muitas, muitas outras. O utilizador tem muito por onde escolher catalogar as suas imagens.  Quem gostar do que viu no quadro de outra pessoa pode aindafazer “repin”, ou seja, colocar a imagem num dos seus quadros. O mural pode ser visto de duas maneiras, uma em que apenas vemos as imagens dos quadros e/ou pessoas que seguimos, uma outra em que vemos tudo o que foi posto na rede social por todos os utilizadores.

O utilizador pode criar os quadros que quiser e intitulá-los da maneira que entender. Para os preencher apenas tem que adicionar um novo pin, colocando o url do site onde viu a imagem, depois é o habitual, colocá-lo num quadro e escrever uma descrição da imagem. De salientar que também podem ser feitos pins com vídeos. O utilizador pode ainda escolher seguir uma pessoa ou os quadros dela, imaginemos que uma pessoa tem quadros de vária categorias mas apenas me interessa culinária, posso escolher apenas seguir esse quadro sabendo que as imagens dos outros não aparecerão no meu mural.

Este quadro de cortiça social começou a ser criado em 2009,na Califórnia,  numa versão beta e apenas para convidados. Mais tarde abriu portas à comunidade, e quem quiser criar o seu quadro apenas tem que requisitar um convite no site da rede social, passadas umas horas recebe a autorização para começar a fazer colagens. Em 2011 a revista Time colocou o Pinterest entre as 50 melhores sites do ano. Em Dezembro de 2011 entra no top 10 das melhores redes sociais, e no mês passado viu a sua aplicação para a Apple ser actualizada.

O Pinterest tem ainda uma aplicação para o Google ChromePin it Bookmarks, que permite fazer pins com mais facilidade, basta colocar um botão na barra de ferramentas e clicar nele sempre que se vir uma imagem que agrade (esta aplicação está também disponível para Firefox Safari).

Apesar do vasto leques de temas, esta rede social ainda está virada apenas para o público feminino, que representa 97% dos usuários. O estilo vintage, as roupas da moda e as experiências culinárias expostas em blogs são as imagens que mais preenchem os quadros. A rede social está em inglês, assim como maioria dos pins e descrições. O login pode ser feito através da conta do Facebook ou Twitter, e todos as actualizações de quadro ou novos pins podem ser partilhadas nas redes sociais.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s