Venda de smartphones superior à de PC’s em 2011

O ano de 2011 vai entrar para a história da tecnologia como o primeiro ano em quevenderam-se mais smartphones que computadores pessoais. Mas o mercado dos PC’s está em crescimento.

A justificar o crescimento nas vendas dos computadores pessoais está a inclusão dos tablets nessa categoria por parte da empresa analista Canalys, responsável pelo estudo e números apresentados. No total o mercado das tabeletes subiu 274 por cento em comparação com 2010, impulsionando o crescimento dos PC’s em 15 por cento durante 2011.

Considerar um tablet como um computador pessoal é uma designação com a qual nem todos concordam. Mas olhando para as características dos dispositivos móveis (processador, RAM, acelerador gráfico, entradas e saídas multimédia) a verdade é que um tablet assemelha-se em muitos aspectos a um computador pessoal. Os tablets Asus Prime são a confirmação dessa tendência.

Os 415 milhões de PC’s vendidos ficaram longe dos 488 milhões de smartphones comercializados. Os telemóveis com sistema operativo tiveram um crescimento de 62 por cento relativamente a 2010. Segundo Chris Jones, vice-presidente da Canalys e principal responsável pela análise “o baixo preço de alguns smartphones ajudou a aumentar o número de vendas, mas tem havido uma tendência crescente por parte dos consumidores para navegar na Internet, consumir conteúdos e deixar-se atrair pelas aplicações nos dispositivos móveis”.

Destaque para a Apple no universo dos smartphones como a fabricante que mais contribui para o aumento dos resultados nas vendas. A marca da maçã atingiu opatamar de 93 milhões de iPhones vendidos em 2011, tornando-se na empresa que mais smartphones vendeu durante o ano. A Nokia perdeu a liderança como maior vendedora de telemóveis a nível global.

empresa finlandesa tem no entanto alguns motivos para sorrir, pois a venda de smartphones cresceu 17 por cento no último trimestre do ano em comparação com o terceiro. A aposta no sistema operativo Windows Phone 7 e o lançamento dos Nokia Lumia 800 e 710 são certamente os principais responsáveis pela recuperação.

No que diz respeito aos sistemas operativos móveis, o Android foi rei durante o ano de 2011 ao estar presente em 237 milhões de telemóveis vendidos, quase metade do total. O SO da Google cresceu 244 por cento em comparação com 2010. A empresa analista prevê que a venda de smartphones abrande em 2012e que as fabricantes comecem a apostar num maior lucro em cada dispositivo vendido.

Segundo a Canalys os destaques negativos vão para a plataforma Symbian da Nokia que desceu 30% no espaço de um ano e para os netbooks, que tiveram crescimento negativo de 25 por cento. Confirma-se a teoria de que o mercado dos computadores desenhados para navegação online está suplantado pelos telemóveis e de que em 2012 os Ultrabooks podem fazer a sua primeira aparição na contagem global de computadores pessoais.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s