Nova versão da XBox só depois de 2012

Acabaram-se os rumores: nada de XBox 720 ou XBox SII em 2012. A confirmação veio directamente da Microsoft que deixou bem claro que ainda não é desta que os jogadores terão uma nova consola.

As palavras são de Cedrick Delmas, director de marketing da Microsoft em França, ao jornal Le Point. Segundo Delmas se a Microsoft pretendesse contra-atacar o lançamento da Wii U da Nintendo, teria que ter já alguma coisa pronta e esse não é o caso.

E numa análise mais detalhada, a verdade é que o lançamento de uma nova consola por parte da Microsoft não faria muito sentido. Uma das pistas foi dada durante a CES’12 onde a multinacional responsável pelo sistema operativo Windows anunciou a chegada do sistema Kinect aos computadores. Mais recentemente, circularam rumores de que computadores com Windows 8 podem trazer o sistema de detecção de movimentos e voz já integrados no portátil.

Junta-se a este facto a concorrência: mais do que os responsáveis pela XBox, a própria Nintendo deve ser a empresa mais preocupada com o lançamento da Wii U: a apresentação feita na E3 de 2011 certamente foi toda computorizada e desde então pouco mais se viu ou ouviu falar da nova consola da fabricante japonesa. E porquê uma XBox 720, se nem certezas há de que existe uma Nintendo Wii U em 2012?

Outros dados revelam por exemplo, que a Xbox 360 foi a consola que mais vendeu em 2011 no mercado norte-americano. A chegada de novos jogos com funções integradas ao Kinect será certamente o último esforço da consola da Microsoft que irá entreter os jogadores, fazendo-os esquecer da vontade de ter uma nova máquina de jogo. E quando parecer que a XBox já não tem mais por onde crescer… baixam-se os preços.

Por fim basta lembrar a dificuldade que as consolas mais recentes (Nintendo 3DS e Playstation Vita) tiveram ou estão a ter para conquistar espaço no mercado. Ouniverso dos dispositivos móveis como plataformas de jogo está sem dúvida a roubar utilizadores às consolas e é preciso que as empresas preparem uma estratégia com pés e cabeça que supere não só as outras consolas, como os adversários mais recentes e que poucos levam em conta.

Phillipe Cardon, CEO da Sony francesa, também falou de forma a acalmar os ânimos dos gamers. Segundo o site IGN, Cardon afirmou que a fabricante japonesadeverá ser a última a lançar uma nova consola, à imagem do que aconteceu com a PS3. Ainda assim não está descartada a possibilidade de que a Microsoft ou a Sony possam revelar novidades na E3 2012 para o futuro das suas consolas. Mas lembre-se, as novidades não passam forçosamente por um aparelho novo.

Fonte: Tecnologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s